Laboratório de Análises de Sementes e Recursos Genéticos - LAGEN

Publicado: 30/10/2019 - 13:43
Última modificação: 30/10/2019 - 13:44
LAGEN

O LAGEN, localizado no Campus Araras - bloco lBMC s/n, está estruturado para atender diversas atividades relacionadas com análises físicas, fisiológicas, genéticas e sanitárias de sementes. Juntamente com a Estação experimental de Hortaliças da Universidade Federal de Uberlândia, são desenvolvidos vários projetos visando resistência aos estresses bióticos e abióticos em hortaliças. Estes envolvem tanto alunos da graduação como também alunos de pós-graduação.

Com um espaço físico de aproximadamente 70 m², o laboratório conta com uma bancada e os seguintes equipamentos: câmara de germinação do tipo Mangelsdorf, câmaras do tipo BOD, estufas de secagem, balanças de precisão, separadores de sementes do tipo rifle e centrífugo, medidores de umidade, sopradores de sementes, lupas de bancadas, centrífugas, espectrofotômetro, pHmetro, condutivímetro, leitor de microplacas ELISA, desumidificador, refrigerador vertical, fotodocumentador, freezer vertical, forno microondas, fonte eletroforese, banho maria, autoclave vertical, agitador tipo vórtex, termociclador, cuba de eletroforese acrílico, cuba eletroforese vertical, fonte eletroforese, pipetadores, galão de nitrogênio líquido, barriletes, entre outros.

O mesmo espaço possui local para armazenamento de sementes constituindo um banco de germoplasma. Os acessos são utilizados em programas de melhoramento genético em pesquisas realizadas por alunos sob orientação de pesquisadores da universidade.

Rodovia LMG 746, Km 1 - Bairro Araras
CEP: