Programa de Pós-graduação em Agronomia

Última modificação: 15/09/2023 - 10:51
video institucional
Histórico:

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAGRO) da Universidade Federal de Uberlândia foi aprovado pela Resolução n. 07, de 21 de dezembro de 1999, do Conselho Universitário. O Mestrado iniciou suas atividades em março de 2000 e o Doutorado em março de 2007. Os cursos de Mestrado e Doutorado são reconhecidos pela CAPES/MEC com Conceito 5 (Avaliação Quadrienal 2013-2016).
O PPGAGRO desde o início de suas atividades, em 2000 até 20/07/2017, encontrava-se estruturado em três áreas de concentração: Fitopatologia, Fitotecnia e Solos. Em 21/07/2017, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia por meio da Resolução no. 23/2017 alterou as áreas de concentração do Programa para uma única “Produção Vegetal”. Cabe destacar que a alteração para a área de concentração única foi uma recomendação dos consultores envolvidos com a avaliação trimestral da CAPES no triênio 2000-2012.

Objetivo:

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia está geograficamente inserido na região do Triângulo Mineiro e estrategicamente no centro das grandes cidades e estados nos quais a produção agrícola é o grande movimentador da economia. Neste contexto, tem como seu principal objetivo a formação de recursos humanos capazes de exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão como consequência do seu treinamento e aprimoramento científico.

Missão:

Tem na sua especificidade promover o desenvolvimento de pesquisas e a busca incessante de inovações tecnológicas na agricultura, visando o aprimoramento científico, a elevada qualidade no ensino, o diagnóstico, a identificação e a solução de problemas de interesse regional e nacional, cujo enfoque permite uma produção agrícola sustentável em solos de cerrados.
Por meio da abordagem sistêmica direcionada às questões do gerenciamento da produção vegetal, como condição essencial à sobrevivência do ser humano visa preservar a indivisibilidade do ensino, pesquisa e extensão.
Desenvolver e adaptar tecnologias e metodologias inovadoras, praticadas em nível básico e aplicado para o setor produtivo. Divulgar por meio de publicações científicas, técnicas e na mídia os resultados e as técnicas desenvolvidas ou adaptadas para uso regional e nacional, dentro das áreas contempladas no PPGAGRO.

Infraestrutura:

Em 2018 a alocação das salas da maioria das disciplinas da Pós Graduação em Agronomia foram transferidas para o Campus Glória. Esse novo Campus, é uma fazenda de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia, com ótima localização e acesso, que foi preparado para receber os cursos da área de Ciências Agrárias e conta com um espaço mais adequado para o aprendizado prático, especifico da referida área. É disponibilizado aos alunos ônibus intercampi com diversos horários de circulação entre os demais Campus que facilitam o deslocamento. Além disso, o novo campus conta com biblioteca e restaurante universitário exclusivos. Em decorrência dessa mudança, a coordenação do Curso de Pós Graduação em Agronomia, em 06/12/2018 também foi transferida para o Campus Glória. Dessa forma, o atendimento e acompanhamento dos alunos é feita de forma acessível e individualizada. A coordenação conta com duas secretárias exclusivas, em regime integral de trabalho, com funcionamento das 8:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00. A secretaria conta com excelente estrutura física com os equipamentos: 3 microcomputadores, 2 impressoras e 1 scanner. Além disso, disponibiliza aos docentes e discentes do programa 2 data show, 2 notebooks, 5 netbooks e 1 lousa interativa. Possui ainda um arquivo digital de todos os alunos e ex alunos, com pasta individual de cada estudante, o que favorece um atendimento rápido e eficiente.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira - 08:00 às 11:00 - 13:00 às 16:00