Acontece

Pós-doutorando Bruno Nicchio do PPGAGRO-UFU é destaque em simpósio de pesquisa nos EUA

O pós-doutorando vem conduzindo ensaios no Brasil e nos EUA com fontes de silício para a supressão de doenças em cana-de-açúcar
por Palloma R. Maciel Rodrigues Oliveira
Publicado: 13/12/2023 - 11:54
Última modificação: 13/12/2023 - 11:57
Destaque de aluno PNPD

O aluno de pós-doutorado Bruno Nicchio do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFU, vem conduzindo diversos experimentos visando avaliação do "Uso de fontes de Si na supressão de doenças de cana-de-açúcar em diferentes variedades em condições de casa de vegetação e campo", sob a orientação dos professores doutores Dr. Fernando Cezar Juliatti e Dr. Hamilton Seron Pereira.

O pós-doutorando realizou parte do seu projeto como estudante visitante na Louisiana State University AgCenter (LSU) nos últimos meses junto à Professora e pesquisadora Dr. Brenda Tubana da “School of Plant, Environmental and Soil Sciences”.

Recentemente participou de 2 importantes eventos científicos nos EUA, onde teve a oportunidade de apresentar parte de seu trabalho representando a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como estudante e pesquisador.

Entre os dias 28 de outubro a 02 de novembro participou do Agronomy, Crop and Soil Science International Meeting (ASA, CSSA, SSSA) realizado na cidade na cidade de Saint Louis no estado americano do Missouri, onde apresentou o trabalho intitulado “Effectivity of Silicon to Control Orange Rust, Ring Spot and Ret Rot in Sugarcane” de autoria de Bruno Nicchio (PPGAGRO/UFU); Ideon Vasconcelos (ICIAG/UFU); Marlon Vieira (LSU); Isabela Moraes (ICIAG/UFU); José Hilário (UNESC); Brenda Tubana (LSU); Hamilton Pereira (PPGAGRO/UFU) e Fernando Juliatti (PPGAGRO/UFU).

No dia 16 de novembro participou do 9th Research Fair, realizado na Louisiana State University, na cidade de Baton Rouge no estado americano de Louisiana, onde ganhou o 1° Lugar na competição de Pós-Doutor entre diversas universidades do mundo com o trabalho intitulado “Silicon Application to Control Orange Rust, Ring Spot and Ret Rot in Sugarcane” de autoria de Bruno Nicchio; Ideon Vasconcelos; Marlon Vieira; Isabela Moraes; José Hilário; Brenda Tubana; Hamilton Pereira e Fernando Juliatti.

Seu projeto está em seu ciclo final mas já conta com resumos publicados em eventos nacionais e internacionais, além de 1 manuscrito publicado no Journal of Agricultural Science, outro aceito no Journal of Plant Nutrition e outros em processo de avaliação.