Trabalhos de pós-graduandos são destaques em Simpósios Internacionais

Os pós-graduandos apresentaram seus trabalhos em Viçosa (MG) e Goiânia (GO), onde foram agraciados com menção honrosa.
por Palloma R. Maciel Rodrigues Oliveira
Publicado: 07/12/2023 - 18:13
Última modificação: 07/12/2023 - 18:26
Trabalhos de pós-graduandos são destaques em Simpósios Internacionais

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi destaque no XIV International Symposium on Genetics and Breeding (SIGM) realizado em Viçosa (MG) entre os dias 16 a 18 de outubro de 2023 e, no V International Symposium on Genetics, Plant Breeding and Plant Conservation (V SimGeM) realizado em Goiânia entre os dias 07 a 09 de novembro de 2023, conquistando uma das três categorias de premiação no XIV SIGM e duas das três no V SimGeM.

Os resumos premiados são de docentes e discentes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAGRO) e do curso de agronomia da UFU. Os trabalhos premiados abordam temas relacionados ao melhoramento genético da soja, destacando-se na análise da interação entre genótipo e ambiente, estabilidade de caracteres na fase vegetativa e seleção de genitores com base no ciclo e na produção de grãos.

No XIV SIGM realizado pelo Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento (GenMelhor) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o mestrando Matheus Braga de Oliveira foi agraciado com a menção honrosa no Prêmio Aluízo Borém (Mestrado) com o trabalho intitulado "Interação GxA e estabilidade de genótipos de soja quanto aos comprimentos de hipocótilo e epicótilo em Uberlândia-MG", de autoria do mestrando Matheus Braga de Oliveira, Prof. Osvaldo Toshiyuki Hamawaki, doutorando Josef Gastl Filho e Profa. Ana Paula Oliveira Nogueira. Este estudo apresentou uma abordagem inovadora ao explorar os comprimentos do hipocótilo e epicótilo como possíveis caracteres descritivos na cultura da soja. A carência de informações sobre o comportamento desses caracteres ao longo de diferentes épocas de semeadura motivou a pesquisa, que teve como objetivo verificar a interação GxA (Genótipos x Ambientes) e a estabilidade de 23 genótipos de soja em três épocas de semeadura nas condições de Uberlândia (MG).

No V SimGeM realizado pelo Núcleo de Estudos em Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas (EuGeM) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o doutorando Josef Gastl Filho foi premiado com a menção honrosa na modalidade "Destaque - Doutorado" com o trabalho intitulado “Análise dialélica de genitores de soja nas gerações F1 e F2 quanto à precocidade e produção de grãos em Uberlândia-MG”, de autoria do doutorando Josef Gastl Filho, Prof. Osvaldo Toshiyuki Hamawaki, Profa. Ana Paula Oliveira Nogueira, mestrando Matheus Braga de Oliveira, graduanda Ana Júlia de Jesus Franco e mestranda Bruna de Jesus Silva. O artigo abordou a crucial importância da seleção assertiva de genitores para o sucesso dos programas de melhoramento de soja. A pesquisa destaca o uso da análise dialélica como ferramenta eficaz para essa seleção, enfocando a avaliação do desempenho desses genitores e suas combinações ao longo de várias gerações e ambientes.

Ainda no V SimGeM, o mestrando Matheus conquistou o 1º Lugar na modalidade "Destaque - Mestrado" com o trabalho intitulado “Análise da estabilidade de genótipos de soja quanto aos comprimentos do pecíolo e da raque do primeiro trifólio em Uberlândia-MG”, de autoria do mestrando Matheus Braga de Oliveira, Prof. Osvaldo Toshiyuki Hamawaki, doutorando Josef Gastl Filho, mestranda Bruna de Jesus Silva, graduanda Aparecida de Oliveira Jorge e Profa. Ana Paula Oliveira Nogueira. Este estudo direcionou seu foco para um aspecto crucial no processo de certificação de cultivares de soja: a distinguibilidade. O desafio reside na base genética estreita da soja e nas limitações dos descritores existentes. A pesquisa procurou melhorar esse processo identificando novos descritores e cultivares padrões, com ênfase na estabilidade de genótipos em relação aos caracteres do primeiro trifólio.

A premiação constou de entrega de certificados em momento de destaque nos Simpósios.