Links - Central de Conteúdos

Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT)

Publicado: 04/12/2019 - 13:16
Última modificação: 04/12/2019 - 13:16

Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT), fundado em 18 de julho de 2013, entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos com sede na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, campus Monte Carmelo – MG, é órgão destinado a congregar profissionais e estudantes na área de Melhoramento Genético de Hortaliças. Tem como principal finalidade promover atividades na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A primeira ata foi realizada dia 19 de julho de 2013 com a participação do professor, coordenador do GEN-HORT, Dr. Gabriel Mascarenhas Maciel e os alunos Marco Aurélio R. Fernandes, Breno N. Azevedo, Luciano Rodrigues, Camila Soares de Oliveira, Alisson Oliveira, Alexandre Marra, Fabrício Melo e Gustavo S. Mundim.  As pesquisas possuem foco na área de resistência de plantas a estresses bióticos e abióticos aliado ao potencial agronômico. A criação do grupo de estudos GEN-HORT foi aprovada na reunião do conselho do dia 07 de novembro de 2013 (Ata 14/2013) MI 363/2013 ICIAG. São realizadas reuniões semanais promovendo a participação multidisciplinar de todos os integrantes nas pesquisas. O GEN-HORT preconiza ainda o despertar do interesse do aluno na área científica, trabalho em equipe e dinamismo. As atividades são realizadas em campo (Estação Experimental de Hortaliças) e em laboratórios na forma de condução de experimentos (Campo e Laboratório), obtenção de novas cultivares de hortaliças, realização de dia de campo contendo as novas cultivares obtidas apresentando para profissionais, alunos e  para a sociedade. Conservar e disponibilizar novas cultivares de hortaliças tropicalizadas,  buscando beneficiar tanto produtores familiares quanto a indústria. Busca-se, ainda, a realização e participação de cursos nacionais e internacionais, palestras, debates e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos desta ciência, difundindo tecnologia para a região.