Documentos - Central de Conteúdos

Acompanhamento de Egressos - PPGAGRO

por Palloma R. Maciel Rodrigues Oliveira
Publicado: 29/05/2021 - 12:11
Última modificação: 29/05/2021 - 12:11

Em busca de traçar o perfil, e também, de identificar melhor as competências demandadas aos egressos do Programa, fazemos acompanhamento dos nossos ex-alunos. Para levantar informações que nos permitam incorporar às nossas estratégias, questões reais e práticas, vivenciadas por eles após a conclusão dos cursos de mestrado e/ou doutorado foi disponibilizado aos egressos o formulário para coleta de dados em busca de traçar o perfil bem como implementar mudanças no curso a partir de das demandas indentificadas:

https://docs.google.com/forms/d/1Chc64y5QA7P_d0UU3qtuAUtPLtcgBX9h1qIVoI4...

 

Com base nesse acompanhamento conseguimos observar que:
•    86% possuem formação em Agronomia, e o restante em áreas correlatas como Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Biotecnologia entre outras.
•    Cerca de 87% dos egressos de mestrado ingressaram no doutorado.
•    Dos egressos de mestrado do programa, que cursaram ou cursam Doutorado, 64% permaneceram na Universidade Federal de Uberlândia, o restante ingressou em outros programas em diversas Universidades do Brasil: Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Estadual Paulista, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade Federal de Lavras, entre outras.
•    Enquanto cursavam mestrado ou doutorado, 48% não exerceu nenhum vinculo empregatício.
•    Atualmente 83,1% dos egressos trabalham na área de Agronomia.
•    31% trabalham atualmente com Ensino
•    70,4% trabalham atualmente com pesquisa.
Consideramos sobre esses dados que nossos egressos possuem formação específica na área de ciências agrárias e buscam a pós-graduação stricto senso para aprofundar os conhecimentos e desenvolver pesquisas em assuntos já familiarizados. Esse fato auxilia no aprofundamento de temas, aos quais eles já possuem uma base sólida.
Apreciamos o fato da maioria dos discentes que concluíram o mestrado, estarem cursando ou terem cursado doutorado, uma vez que percebemos que a continuidade da formação de nossos egressos representa interesse em dar continuidade ao desenvolvimento de pesquisas e atividades desenvolvidas durante o mestrado.
Sobre o ingresso de nossos ex-discentes de mestrado, no doutorado, avaliamos de forma positiva o fato de 64% permanecerem na Universidade Federal de Uberlândia, o que demonstra a percepção favorável dos egressos de mestrado em relação ao Programa, pois acreditam na estrutura e recursos para continuidade de sua formação. 
 Ademais, acreditamos também ser positivo o ingresso em cursos de doutorado ofertados por outras instituições, uma vez que, esse fato reafirma a qualidade da formação recebida pelos nossos egressos e demonstra estarem aptos a cursar doutorado nas instituições que são referencia na área de Ciências Agrárias no Brasil.
Acreditamos que o percentual de alunos que se dedicam integralmente ao mestrado e/ou doutorado é baixo, devido ao número de bolsas de estudos ofertadas pelo programa. Pois, é perceptível o interesse dos egressos em atuarem nas áreas de ensino e pesquisa, conforme pesquisa realizada.
Avaliamos de forma extremamente positiva o fato de 81% dos egressos trabalharem na área de Agronomia, de forma que possam aplicar e retornar à sociedade os conhecimentos obtidos em sua formação. Destacamos ainda os percentuais de egressos inseridos nas áreas de pesquisa e ensino, com atuação em Universidades e Grandes empresas.
Devido ao acompanhamento constante dos egressos do programa (Mestrado e Doutorado) sabemos que muitos atuam como professores em instituições privadas de ensino superior na região (UNIPAC, UNITRI, FUCAMP e ULBRA), são professores em Universidades Federais (UFMG e UFVJM), Estaduais (UNEMAT), Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Uberlândia, Machado e Roraima), assessoria de Inovação Tecnológica na Embrapa. O programa ainda tem sido fonte de Mestres para as diversas empresas privadas do ramo do agronegócio, como Monsanto e Syngenta, demonstrando que o seu papel central de formação de recursos humanos está sendo cumprido. 
Concluímos, pelo exposto, que o perfil dos egressos do curso de Pós-graduação em Agronomia é adequado as demandas do mercado de trabalho, por profissionais altamente capacitados em desenvolver pesquisas, atuar no ensino e ainda atender as expectativas profissionais de conhecimento prático em Produção Vegetal.

Em anexo, segue resultado gerado a partir das respostas, conforme expresso.

AnexoTamanho
PDF icon egressos_ppgagro_-_ufu.pdf728.8 KB
Tópicos: